Podcasts: o que são e como podem ser ouvidos?

Podcasts: o que são e como podem ser ouvidos?

By December 6, 2017 Uncategorized

Escutamos bastante falarem sobre podcasts, mas, afinal o que são? O termo é a junção de iPod e broadcast(transmissão em inglês). Podcasts são arquivos de áudios que podem fazer parte de uma série, a qual os ouvintes podem fazer download em aplicativos específicos ou escutar por streaming na internet em serviços como Spotify.

A maneira mais simples de você entender é pensando na rádio tradicional, na qual os apresentadores e comentaristas conversam sobre alguma temática. Podemos usar o podcast Mamilos como exemplo. Cada episódio traz um tema diferente, e os episódios não necessariamente são interligados entre si. Os assuntos são dos mais variados: cinema, TV, séries, economia, notícias, religião, educação, cultura geek, esportes, músicas e outros milhões de assuntos diferentes.

Foi o jornalista do The Guardian, Bem Hammersley, que inventou a palavra em 2004. Em entrevista à BBC Radio, ele conta que estava escrevendo um artigo sobre o fenômeno de rádios online e percebeu que não tinha exatamente um nome para essa tecnologia. Em seu artigo, o jornalista dá aos iPods, aos software de áudio e aos blogs os créditos do crescimento das rádios amadoras. Apesar da referência, os podcasts podem ser ouvidos em qualquer dispositivo além do iPod.

Como posso escutar um podcast?

Os usuários de iOS podem navegar pelo aplicativo que já vem nos iPhones da Apple chamado Podcasts. Nele, você pode carregar mais 450 mil programas que podem ser baixados usando os dados do celular ou de uma internet fixa via Wi-Fi para serem ouvidos online ou offline. Esses mesmos programas podem ser ouvidos diretamente no iTunes.

Outro programa que você pode escutar os podcasts atualmente é o Spotify (disponível para Android e iOS). Você pode buscar pelo nome do programa ou pela categoria dele. Os usuários premium também podem fazer o download para escutarem offline. Outros aplicativos que podem ser baixados para que você escute podcasts são: CastBox (disponível para Android), Overcast (disponível para iOS), TuneIn Radio (disponível para Android e iOS), SoundCloud (disponível para Android e iOS), WeCast (disponível para Android e iOS) e PodStore (disponível para Android). Entretanto, caso você não queira baixar nenhum aplicativo, você pode procurar pelos programas nos próprios sites, como por exemplo, no site do Jovem Nerd, que possui uma seção específica para o Nerdcast, podcast de maior audiência do Brasil.

Como são feitos os podcasts?

Um dos principais poderes que a internet deu aos seus usuários foi o de se tornarem autores se assim desejarem, fosse em blogs, em páginas pessoais nas redes sociais ou até mesmo em podcasts. Não há uma regra para quem pode editar ou apresentar um programa. Ou seja, o autor pode ser um especialista ou um entusiasta do tema. Nós mesmas podemos criar um podcast, se a gente quiser. Para fazer um podcast basta um gravador, como o do celular, um fone de ouvido com microfone e um programa para edição do áudio.

Mas onde podemos hospedar os arquivos para que outras pessoas possam escutar? Eles podem ser agregados em um servidor próprio, mas para isso é preciso atenção quanto ao tamanho dos arquivos e da banda disponível. Mesmo que você queira contratar um servidor, como no Euler ou no PodOmatic, a hospedagem dos podcasts é sempre uma dificuldade para quem está começando, pois muitos deles não fornecem espaço o suficiente para o armazenamento. A solução mais fácil é pelo SoundCloud ou pelo próprio Youtube. Criando uma conta no YouTube, você sobe o podcast e transforma a URL em um feed de podcast. Como fazer isso? O Danilo Santana Silva explicou, em um post no Medium, como funciona. No Podsync você cola o link do YouTube no site e o Podsync gerará um novo link. Depois disso, entre no MyFeeds e cole a URL que o Podsync gerou. Após clicar em “I Am a Podcaster”, você terá de completar algumas informações sobre o arquivo. Algumas dicas: deixe selecionado a opção “Any rich media file”, selecione a opção “Include iTunes podcast elements” e não esqueça de inserir uma imagem, a descrição do episódio e do podcast, além de digitar as palavras-chave. Após esse processo, o arquivo já estará pronto para ser indexado ao iTunes. Mas ainda não acabou! O link do “Feed Address” deve ser colado no Podcasts Connect, após login com o Apple ID. Após algumas horas, o seu episódio já estará no iTunes! Você pode inserir um atalho no seu site para que os ouvintes sejam redirecionados para lá. Como você pode perceber, apesar de trabalhoso, o custo para produção dos podcasts é baixo. É por essa razão que a maioria é gratuito.

Como os criadores ganham dinheiro?

Assim como as rádios convencionais, os podcasts também podem ser patrocinados e conter, no meio da programação, algum anúncio. De acordo com o Internet Advertising Revenue Report, pesquisa do IAB em parceria com a PricewaterhouseCoopers dos Estados Unidos, a receita de anúncios em podcasts cresceu 85% desde 2016 e chegará a 220 milhões de dólares até o final de 2017. Entre 2015 e 2016 cresceu 72%. Entrentanto, também é muito comum a arrecadação de fundos via crowdfunding. O Patreon, uma das plataformas de arrecadação online, fez um post que dá algumas dicas, em inglês, de como é possível ganhar dinheiro com podcast.

 

Referencia: Link

About Studios MH

Leave a Reply